Neste domingo a Igreja esteve em festa, pelo dia de Pentecostes. E você sabe o que significa
Pentecostes? São 50 dias após a ressurreição de Jesus, e celebra a vinda do Espírito Santo sob Maria e os apóstolos, no Cenáculo. Nesse dia o Espírito Santo derramou seus dons sob os apóstolos, dando à eles o dom das línguas, foi quando começaram a falar em línguas diferentes.
Na passagem de Is 11, 1-2 fala dos sete dons dados pelo Espírito Santo. Os sete dons são: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Na Bíblia, o número sete significa a totalidade, a perfeição, plenitude. Isso quer dizer, que os dons do Espírito de Deus não só apenas estes, mas em outras passagens bíblicas, como Gálatas 5, 22-23 são citados outros dons.
Cada dom possui um significado especial. O
dom da sabedoria é conhecer verdadeiramente à Deus, e buscar Seus reais valores. O
dom do entendimento é compreender as verdades da Salvação, na Bíblia e nos ensinamentos da Igreja. Ligados uns aos outros, os dons de sabedoria, ciência e conselho nos ajuda a viver o dom do entendimento. O
dom do conselho é considerado o dom da prudência, de saber o que fazer, o que dizer diante das dificuldades. Saber escolher entre o que é bom e o que é ruim aos olhos do Senhor. É por esse conselho que o Espírito Santo, através de nós acolhe o diferente, anima o desanimado, faz sorrir quem sofre, une os separados.
O
dom da fortaleza nos dá coragem e força diante das dificuldades. Nos ajuda na difícil tarefa de perseverar diante de problemas. Nos afasta do medo, do perigo. O
dom da ciência é dado pelo Espírito Santo para que descobrindo, inventando e recriando possamos ajudar na salvação do homem a da natureza. É também a luta frente à cultura da morte. O
dom da piedade é o dom da intimidade, que nos ajuda no relacionamento com outras pessoas. Acende em nosso coração o fogo do Amor, a busca de uma relação íntima com Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
E o último dom é o
dom do temor de Deus. Muitos acreditam que esse dom é ter medo de Deus, mas na verdade não é nada disso. É reconhecer Deus como o Único Senhor, e moderar nossas atitudes como ser humano. E reconhecendo Deus, podemos então corresponder esse Amor infinito.
Que esse dia de Pentecostes tenha sido vivido por você, como foi por cada um de nós. Que o Espírito Santo seja o seu doce amigo, todos os dias. E que Maria, a mãe de Jesus, possa interceder e estar a frente de tudo aquilo que você realiza com o Espírito Santo.